Histórico do Município

      A origem da cidade do Recife remonta à terceira década do Século XVI, quando era uma estreita faixa de areia protegida por uma linha de arrecifes que formava um ancoradouro. Devido as suas características físicas favoráveis, o local passou a abrigar um porto.
      No foral (carta de direitos feudais) de Olinda, concedido por Duarte Coelho em 1537, há uma referência a "Arrecife dos navios", um lugarejo habitado por pescadores.
     O Recife surgiu de um pequeno núcleo de marinheiros, carregadores e pescadores que, por volta de 1548, se estabeleceu na foz dos rios Capibaribe e Beberibe, vizinho à vila de Olinda que era a sede da capitania de Pernambuco. A cidade permaneceu portuguesa até a independência do Brasil, com a exceção de um período de ocupação holandesa entre 1630 e 1654.
      A partir do Século XVIII, o desenvolvimento da cidade se apóia no comércio externo e a urbanização portuguesa incide predominantemente sobre o antigo território holandês, de forma espontânea, caracterizada por ruas estreitas, que se abrem em pátios onde se destaca a construção religiosa. Em novembro de 1771 foi elevada à categoria de vila com a denominação de Recife, por Carta Régia de 19 de novembro de 1709 .
      Foi elevada à categoria de cidade em 1823 e, em 1827, tornou-se capital da província de Pernambuco. Oficialmente, a data de criação do município é 19 de novembro de 1709 e o aniversário da cidade é celebrado a 12 de março.
      No Século XIX, a cidade já apresenta um tecido densamente urbanizado que corresponde ao atual centro histórico surgido dos aterros das áreas alagadas e mangues, a partir da ocupação holandesa.
       Recife é considerado um dos maiores centros de produção artística e cultural do Nordeste, com destaque para a música. Além disso, a cidade é um reconhecido centro universitário e de produção do conhecimento, tendo hoje o segundo mais importante pólo de informática do Brasil e o terceiro mais importante pólo médico do País.
      No dia 11 de dezembro de 1968, foi solenemente instalada na Cidade, a sede da Seção Judiciária de Pernambuco no antigo prédio onde funcionara a Cia Nacional de Navegação Costeira (Lloyd Brasileira), à rua da Moeda, 47, Bairro do Recife.


Fontes de Pesquisa:

RECIFE. In: Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Recife. Acesso em: 19/12/2014.

RECIFE: municípios. PE-AZ seu portal em Pernambuco. Disponível em: http://www.pe-az.com.br/index.php?option=com_contentview=
articleid=1270:recifecatid=12Itemid=171. Acesso em: 19/12/2014.


HISTÓRICO: Recife. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=codmun=261160search=|recife. Acesso em: 19/12/2014.

Recife (PE). Prefeitura. 2014. Disponível em: http://www2.recife.pe.gov.br. Acesso em: 19/12/2014.