Núcleos de Justiça 4.0


nucelo justica 4.0      Os Núcleos de Justiça 4.0 permitem o funcionamento remoto, totalmente digital, proporcionando maior agilidade e efetividade à Justiça, pois atendem a todos que procuram a Justiça em busca de solução para litígios específicos, sem exigir que a pessoa seja obrigada a se deslocar até um fórum para comparecer a uma audiência. Além de oferecer à população um serviço totalmente digital, o novo modelo de atendimento do Poder Judiciário promete qualificar as demandas nas varas de primeiro grau, hoje sobrecarregadas.
      Nos Núcleos de Justiça 4.0 os processos tramitam por meio do Juízo 100% Digital, no qual são realizadas videoconferências e outros atos por meio digital, que dispensam a presença física das partes e representantes, pois toda a movimentação do processo nessas novas unidades judiciárias ocorre pela internet.
      Cada um desses núcleos, a depender do formato, pode atender demandas especializadas que lhe forem encaminhadas, julgando ações vindas de qualquer local do território sobre o qual o tribunal tiver jurisdição. Neles, as juízas e os juízes atuam de forma remota
      O funcionamento dos Núcleos é uma iniciativa do CNJ, que instituiu o Programa Justiça 4.0 e, através da Resolução nº 385/2021, autorizou a criação desses núcleos pelos Tribunais de todo o país.