Linha do Tempo - Década de 1980

08 de março de 1982
Posse, no Conselho da Justiça Federal, dos magistrados aprovados no II Concurso para provimento do cargo de Juiz Federal da Justiça Federal de 1ª Instância. Dentre eles os juízes lotados na Justiça Federal em Pernambuco: Olindo Herculano de Menezes, na 1ª Vara e José Fernando Jardim de Camargo, na 3ª Vara. Presidente do Conselho da Justiça Federal: Ministro Jarbas Nobre.


07 de outubro de 1983
Início do julgamento da morte do Procurador Pedro Jorge de Melo e Silva, ocorrido no dia 3 de março de 1982, Jardim Atlântico, em Olinda. Caso conhecido como Escândalo da Mandioca. Júri federal realizado na sala do Tribunal do Júri, no Palácio da Justiça e presidido pelo Juiz Adaucto José de Melo, da 3ª Vara Federal.


05 de setembro de 1984
Posse, no Conselho da Justiça Federal, em Brasília, de magistrados aprovados no III  Concurso para provimento do cargo de Juiz Federal da Justiça Federal de 1ª Instância. Dentre eles os juízes lotados na Justiça Federal em Pernambuco: Francisco de Queiroz Bezerra Cavalcanti, Juiz Federal, 2ª Vara e José Baptista de Almeida Filho, Juiz Federal, 1ª Vara. Presidente do Conselho da Justiça Federal: Ministro José Fernandes Dantas.


19 de novembro de 1984
Criação das 4ª, 5ª e 6ª Varas Federais por desmembramento das 1ª, 2ª e 3ª Varas, respectivamente, pelo Provimento nº 269, de 14 de novembro de 1984, do Conselho da Justiça Federal e dos respectivos cargos de Juiz Federal: Genival Matias de Oliveira, 1ª Vara; Petrúcio Ferreira da Silva, 2ª Vara; Adaucto José de Mello, 3ª Vara;. José Baptista de Almeida Filho, 4ª Vara; Francisco de Queiroz Bezerra Cavalcanti, 5ª Vara; e José Fernando Jardim de Camargo, 6ª Vara.


06 de dezembro de 1985
Inauguração do Fórum Desembargador Neves Filho, nova sede da Justiça Federal em Pernambuco, em prédio situado na av. Dantas Barreto. Presentes: Ministro Lauro Leitão do Conselho da Justiça Federal, o Diretor do Foro Juiz Federal Adaucto José de Mello e outras autoridades.


22 de abril de 1986
Inicio das atividades da Biblioteca da Justiça Federal, no prédio situado à Av. Dantas Barreto, Bairro de São José, nos termos da Portaria nº 65, de 22 de abril, assinada pelo Diretor do Foro, Juiz Federal Adaucto José de Melo. Bibliotecária Maria de Lourdes C. B. de Oliveira.


24 de abril de 1986
Inauguração da Sala de Audiências, na 2ª Vara Federal, em homenagem ao Procurador Pedro Jorge de Melo e Silva. Presidida pelo Juiz Federal Petrúcio Ferreira da Silva e contou com a presença da viúva Maria das Graças Viegas e Silva e das filhas Marisa e Roberta. Na ocasião a mãe do Procurador homenageado proferiu discurso .


22 de maio de 1987
Implantação da 7ª Vara Federal, especializada em matéria agrária, pelo Provimento nº 323, de 21 de maio de 1987, do Conselho da Justiça Federal para prover a execução da Lei nº 7.583, de 06 de janeiro de 1987. Presente o Ministro Presidente do Conselho da Justiça Federal Lauro Leitão.


13 de junho de 1987
Implantação da 8ª Vara Federal, no município de Petrolina, em sede provisória, rua Dr. Fernando Góes, 564 – Centro, pelo Provimento nº 329, de 10 de junho de 1987, do Conselho da Justiça Federal, em decorrência da política de interiorização da Justiça Federal, a primeira vara no interior de Pernambuco. Implantada pelo Ministro Presidente do Conselho da Justiça Federal Lauro Leitão. Primeiro Juiz a responder pela Vara: Francisco de Assis Betti.


03 de julho de 1987
Denominação do Salão de Honra da Seção Judiciária do Estado de Pernambuco de Auditório Juiz Federal Artur Barbosa Maciel, pela Portaria nº 166, de 03 de julho de 1987, do Conselho da Justiça Federal. Ministro Presidente Gueiros Leite.


29 de julho de 1987
Posse, no Conselho da Justiça Federal, em Brasília, do magistrado aprovado no IV  Concurso para provimento do cargo de Juiz Federal da Justiça Federal de 1ª Instância. Francisco de Assis Betti, Juiz Federal, 8ª Vara, Petrolina-PE. Presidente do Conselho da Justiça Federal: Ministro Gueiros Leite.


05 de outubro de 1987
Denominação da Sala de Audiências da 8ª Vara Federal de Petrolina, Procurador Pedro Jorge de Melo e Silva, pela Portaria do Ministro Presidente nº 247, do Conselho da Justiça Federal. Ministro Presidente Gueiros Leite.


26 de fevereiro de 1988
Posse, no Conselho da Justiça Federal, em Brasília, de magistrados aprovados no V Concurso para provimento do cargo de Juiz Federal da Justiça Federal de 1ª Instância. Dentre eles os juízes lotados na Justiça Federal em Pernambuco: Antônio Bruno de Azevedo Moreira, Juiz Federal , 3ª Vara, Recife-PE; Carlos Rebêlo Júnior, 1ª Vara, Recife-PE; Francisco Alves dos Santos Júnior , 4ª Vara, Recife-PE; Francisco Roberto Machado, 4ª Vara, Recife-PE; Roberto Wanderley Nogueira, 8ª Vara, Petrolina-PE. Presidente do Conselho da Justiça Federal: Ministro Gueiros Leite.


29 de abril de 1988
Aposição da placa da Sala de Audiências, na 8ª Vara Federal de Petrolina, em homenagem ao Procurador da República Pedro Jorge de Melo e Silva, nos termos da Portaria nº 247, de 05 de outubro de 1987, do Conselho da Justiça Federal. Presentes: o Diretor do Foro da Seção Judiciária de Pernambuco, representado pelo Juiz José Baptista de Almeida Filho, o Juiz da 8ª Vara Federal Roberto Wanderley Nogueira e outras autoridades.


04 de outubro de 1988
Posse, no Conselho da Justiça Federal, em Brasília, do magistrado Adão de Assunção Duarte, Juiz Federal, 8ª Vara, Petrolina-PE. Presidente do Conselho da Justiça Federal: Ministro Gueiros Leite.


14 de setembro de 1989
Criação das 9ª e 10ª Varas Federais por desmembramento das 4ª e 5ª Varas Federais, respectivamente. pelas Resoluções nº 11 e 12, de 11 de setembro de 1989, do Tribunal Regional Federal 5 ª Região. Primeiros Juízes a responderem pelas Varas: Francisco Alves dos Santos Júnior, 9ª Vara e Antônio Bruno de Azevedo Moreira, 10ª Vara.


24 de novembro de 1989
Inauguração das novas instalações da 8ª Vara Federal, município de Petrolina, denominada Fórum Federal Juiz Adaucto José de Mello. Presentes: Presidente do Tribunal Regional Federal - 5 ª Região Juiz Ridalvo Costa, o Diretor do Foro da Seção Judiciária de Pernambuco Juiz Federal Francisco de Queiroz Bezerra Cavalcanti, o Juiz Federal da 8ª Vara , Adão de Assunção Duarte e outras autoridades.