Linha do Tempo - Década de 1960

02 de maio de 1967
Instalação física provisória e reinstalação da Seção Judiciária de Pernambuco, pelo Decreto-Lei nº 253, de 28 de fevereiro de 1967, composta pelas 1ª e 2ª Varas Federais.


Posse, no Conselho da Justiça Federal, em Brasília, dos primeiros Juízes Federais e dos Juízes Federais Substitutos. Dentre eles os juízes lotados na Justiça Federal em Pernambuco:
1ª Vara: Arthur Barbosa Maciel, Juiz Federal; Adaucto José de Mello, Juiz Federal Substituto.
2ª Vara: Orlando Cavalcanti Neves, Juiz Federal;  Emerson Câmara Benjamin, Juiz Federal Substituto.
Presidente do Conselho da Justiça Federal: Ministro Godoy Ilha.


04 de maio de 1967
Publicação do Provimento nº 1 CJF , de 4 de maio de 1967, do Conselho da Justiça Federal que destacou cinco juízes federais para responderem pelos pedidos de habeas corpus e mandados de segurança nas Seções Judiciárias do Distrito Federal e dos estados de São Paulo, Guanabara, Minas Gerais e Pernambuco. Além disso, esse ato normativo ainda designou juízes federais substitutos para o exercício jurisdicional.


01 de agosto de 1967
Primeira sentença proferida pelo Juiz Federal Artur Barbosa Maciel, titular da 1º Vara da Justiça Federal em Pernambuco, nos autos do mandado de segurança nº 205/67, julgando pedido contra o antigo Instituto Nacional de Previdência Social - INPS, reinaugurando assim a atividade jurisdicional da Justiça Federal em Pernambuco.


18 de agosto de 1967
Aproveitamento dos primeiros servidores no quadro de pessoal da Justiça Federal em Pernambuco, todos estáveis de vários órgãos federais, de acordo com o art. 74, § 2º, combinado com o parágrafo único do art.37, da Lei nº 5.010, de 30 de maio 1966 e pelo Decreto de 17 de agosto de 1967, do Ministério da Justiça. Publicado no Diário Oficial da União, Seção I, Parte I, de 18 de agosto de 1967.


11 de dezembro de 1968
Inauguração do Fórum Desembargador Neves Filho, nova sede da Justiça Federal em Pernambuco, no prédio onde funcionou a Companhia Nacional de Navegação Costeira (Lloyd Brasileiro), rua da Moeda, 47. Presidida pelo Ministro Djalma Tavares da Cunha Mello do Tribunal Federal de Recursos e designado pelo Conselho da Justiça Federal (Ato nº 19, de 07 de outubro de 1968) para proceder a instalação. Iniciada com o discurso do Juiz Federal Arthur Barbosa Maciel, 1ª. Vara e Diretor do Foro. Presentes os participantes da III Conferência Nacional da Ordem dos Advogados. Presidente do Conselho da Justiça Federal: Ministro Oscar Saraiva.