Histórico do Município

       O município de Arcoverde é considerado a porta de entrada do Sertão Pernambucano. Com localização estratégica e clima ameno nas proximidades da serra da Aldeia Velha, teve origem na antiga povoação e sede do distrito de Olho D’água no então município de Cimbres. Em 1867 os registros da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Livramento, mostram o povoado com seu segundo nome Olho D’água dos Bredos.
       Em 1909, através da Lei Estadual nº 991 de 1º de julho, o povoado foi elevado à condição de vila e em 1912 teve o seu nome alterado para Barão do Rio Branco, que ficou sendo chamado, pelo costume popular, de Rio Branco, pertencente ao município de Pesqueira.
        Rio Branco é elevada à condição de cidade e sede do município, pela Lei Estadual nº 1.931 de 11 de setembro de 1928, com terras desmembradas de Pesqueira e Buíque.
     Através do Decreto-Lei Estadual nº 952 de 31 de dezembro 1943, teve o nome mudado para Arcoverde, em homenagem a D. Joaquim de Albuquerque Cavalcanti Arcoverde, nascido no município e 1º Cardeal do Brasil e da América Latina. Arcoverde comemora sua emancipação política, no dia 11 de setembro.
       Arcoverde é um importante centro comercial, de serviços e de entidades governamentais do interior do estado. De acordo com o IBGE, na hierarquia urbana brasileira, a cidade é a quinta mais importante do interior pernambucano, atrás apenas de Caruaru, Petrolina, Garanhuns e Serra Talhada. A cidade se destaca, culturalmente, pela produção de bordados e rendas do tipo renascença, sendo o  principal pólo comercial e de serviços do sertão do Moxotó.
       Em 17 de março de 2011, foi inaugurada pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria e a diretora do Foro da JFPE, juíza federal Joana Carolina Lins Pereira, a 28ª Vara da Justiça Federal no município de Arcoverde, criada através da Lei nº 12.011, de 04 de agosto de 2009. A juíza federal Daniela Zarzar Pereira de Melo Queiroz assumiu a titularidade da referida Vara.


Fontes de Pesquisa:

ARCOVERDE. In: Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arcoverde#Hist.C3.B3ria. Acesso em: 09 set. 2014.

ARCOVERDE: municípios. PE-AZ seu portal em Pernambuco.
Disponível em: http://www.pe-az.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1155:arcoverde&catid=12&Itemid=171. Acesso em: 09 set. 2014.


SALVIANO FILHO, Pedro. Contribuições para uma novo histórico de Arcoverde. Disponível em:http://www.youblisher.com/p/168368-Contibuicoes-para-um-novo-historico-de-Arcoverde/. Acesso em: 09 set. 2014.