Histórico do Município

       Jaboatão teve o seu povoado fundado a partir de 4 de Maio de 1593, por Bento Luiz Figueira, terceiro proprietário do Engenho São João Batista.
       A cidade é conhecida como "Berço da Pátria", por ter sido palco de duas grandes batalhas contra os Holandeses em Pernambuco, travadas nos anos de 1648 e 1649. Tem como seus principais vultos o general Francisco Barreto de Menezes, André Vidal de Negreiros, João Fernandes Vieira, Felipe Camarão, Henrique Dias, Antônio Dias e Antônio Silva.
        O primeiro nome da cidade foi Jaboatão, que vem do indígena "Yapoatan", numa lembrança à árvore comum na região, usada para fabricar mastros e embarcações.
       O Distrito, já sob a denominação de Jaboatão, foi criado por alvará a 20 de março de 1764. Pela Lei Provincial nº 1.093, de 24 de maio de 1873, o Distrito foi elevado à categoria de Vila e desmembrado do Recife. E em 27 de junho de 1884 foi elevado à condição de cidade, pela Lei Provincial nº 1.811, ainda sob a denominação de Jaboatão.
      De acordo com a Lei Complementar Federal nº 14, de 8 de junho de 1973, art. 1 § 4, Jaboatão pertence a região metropolitana de Recife.
        Em de 05 de maio de 1989, pela Lei Municipal nº 4, o município passou a denominar-se Jaboatão dos Guararapes, em homenagem ao Monte dos Guararapes — local onde ocorreu alguns conflitos da Insurreição Pernambucana.
      A importância dos Montes Guararapes no contexto nacional é reconhecida desde o seu tombamento, em 1961. Ratificando o valor histórico do sítio onde foram travadas as duas batalhas (1648 e 1649), foi criado o Parque Histórico Nacional dos Guararapes (PHNG), homologado através do Decreto nº 68.527, de 19 de abril de 1971.
       Jaboatão dos Guararapes se destaca por sua indústria, possuindo o terceiro maior PIB industrial de Pernambuco. Está situado numa região estratégica de desenvolvimento econômico de Pernambuco, entre Recife e o Porto de Suape, que é o principal pólo de investimentos do estado.
        Em 18 de março de 2011, seguindo o projeto de interiorização da Justiça Federal, foram inauguradas no município as 29ª e 30ª Varas Federais pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria e pela diretora do Foro da JFPE, juíza federal Joana Carolina Lins Pereira. As referidas varas têm competência para ações de Execuções Fiscais e Juizados Especiais Federais Cíveis e Criminais. As demais ações permanecem sob a jurisdição da Seção Judiciária de Pernambuco, no Recife. Os magistrados Georgius Luis Credídio e José Baptista de Almeida Filho Neto assumiram a titularidade das 29ª e 30ª Varas Federais respectivamente.


Fontes de Pesquisa:

HISTÓRIA da cidade: um breve histórico do município de "Yapoatan". Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. Disponível em: http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/historia.aspx. Acesso em: 02 out. 2014.

JABOATÃO dos Guararapes. In: Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jaboat%C3%A3o
_dos_Guararapes. Acesso em: 02 out. 2014.


JUSTIÇA Federal chega a Jaboatão dos Guararapes. Disponível em: http://www.jfpe.jus.br/noticias/39/justica_federal_
chega_a_jaboatao_dos_guararapes.html. Acesso em: 02 out. 2014.