Histórico do Município

        Em 1700, o local onde hoje fica a cidade de Serra Talhada era uma fazenda de criação, de propriedade do português Agostinho Nunes de Magalhães, que ali mandou construir uma capela sob a invocação de Nossa Senhora da Penha, em torno da qual surgiu o povoado. A cidade recebeu este nome, Serra Talhada, devido ao fato de que perto do local há uma montanha cujo formato dá a ideia de que foi cortada a prumo. Aos 18 de abril de 1838, por força da lei provincial nº 52, teve o distrito criado, todavia ainda pertencente ao município de Flores.
        Após alguns anos, em 9 de setembro de 1851, foi estabelecido o município de Vila Bela pela Lei provincial nº 280, de 6 de maio do mesmo ano. O município foi elevado à condição de cidade e sede municipal com a denominação, pela Lei Estadual nº 991, de 1 de julho de 1909. Por efeito do Decreto-Lei Estadual nº 235, de 9 dezembro de 1938, o município de Vila Bela passou a denominar-se Serra Talhada. Em 15 de junho de 1939, o então governador Agamenon Magalhães, também determinou a mudança da denominação de Vila Bela para Serra Talhada através do Decreto-Lei Estadual nº 336 do mesmo ano.
       Serra Talhada é a segunda cidade mais importante do Sertão de Pernambuco. Cidade pólo em saúde, educação e comércio. Seu crescimento se deu em função de sua posição estratégica, no cruzamento das estradas de acesso à Paraíba, Bahia e Ceará. É também a terra natal do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva (Lampião) e conhecida como a Capital do Xaxado.
        Através do Ato nº 57, de 26 de janeiro de 2005, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região, deu nome a sede da Subseção Fórum Juiz Federal Arthur Barbosa Maciel, em homenagem ao magistrado. Foi um dos primeiros juízes da Seção Judiciária de Pernambuco.
        Em 28 de fevereiro de 2005, foi inaugurada pelo TRF- 5ª Região a 18ª Vara Federal (numa sede provisória), cobrindo com a jurisdição específica, área importante do interior do Estado. A solenidade de inauguração contou com a presença da presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região a Desembargadora Federal Margarida Cantarelli, do diretor do Foro Juiz Federal Frederico José Pinto de Azevedo e da Juíza Federal Ara Cárita Muniz da Silva, que assumiu o comando da vara.
        Em 14 de abril de 2005, através da Resolução nº 16 do TRF- 5ª Região, foi autorizado a instalação do Juizado Especial Federal Adjunto e em 27 de novembro de 2006 foi inaugurada a sede definitiva da Subseção. No dia 20 de novembro de 2014 foi inaugurada na cidade a 38ª Vara Federal pelo diretor do Foro da Seção Judiciária de Pernambuco, juiz federal Frederico Azevedo, e pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Desembargador Federal Francisco Wildo. Quem assumiu a Vara foi o Juiz Federal Marcos Antonio Maciel Saraiva, designado para prestar auxílio na mesma. 


Fontes de Pesquisa:

Justiça Federal em Serra Talhada ganha sede própria. Notícias. TRF5. Disponível em: http://www.trf5.jus.br/noticias/752/justia_a_
federal_em_serra_talhada_ganha_sede_pra_pria.html. Acesso em: 30 out. 2014.


HISTÓRICO: Serra Talhada. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=codmun=261390search=|serra-
talhada. Acesso em: 30 out. 2014.


SERRA TALHADA. In: Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_Talhada. Acesso em: 30 out. 2014.

SERRA TALHADA: municípios. PE-AZ seu portal em Pernambuco. Disponível em: http://www.pe-az.com.br/index.php?option=com_contentview=articleid=1358:serra-talhadacatid=12:municipiosItemid=171. Acesso em: 30 out. 2014.